2 de fevereiro de 2014

Beijo gay na novela.

Eu acho que já tem gente demais falando sobre isso. Não não acho não, nunca é demais falar sobre liberdade, amor, respeito, direitos. Porque sim é sobre isso que o beijo na novela falou na sexta-feira, dia 31 de janeiro de 2014 (guarde essa data).



Mas Dani, porque essa bitoca sem graça é tão importante? Eu respondo, porque ela permitiu que pessoas que não convivem com gays enxergassem que eles são pessoas normais, que amam, brigam, tem ciúmes, sofrem, igual a qualquer dona de casa/mãe de família. A identificação, empatia com o personagem possibilita ao telespectador outro angulo de visão. A maior parte dos homofóbicos não faz ideia de como é a vida de um gay. Eles imaginam, e imaginam só coisas que julgam ruins, por isso tem preconceito. Aliás essa palavra já diz tudo PRÉ - conceito, conceituar antes de conhecer.  
O papel da novela das oito (ou nove, sei lá) é fundamental na cultura brasileira. O cabelo da personagem principal é o mais copiado, as frases de efeito são as mais repetidas (vai dizer que vc NUNCA disse que salgou a santa ceia?) e uma visibilidade dessas é mais importante do que um discurso apaixonado e raivoso num palanque, numa parada ou na rede social.
Não tem como alguém achar feio ou errado a família formada pelos personagens na novela. Eles mostraram uma aura de amor e companheirismo, praticamente uma família comercial de margarina. Carinho, afeto, solidariedade, amor, coisas que todo mundo quer, independente do que prefere fazer entre quatro paredes. 
Por isso eu acho que é um momento socialmente histórico, são os primeiros passos para uma sociedade mais justa e humana, tolerante e civilizada.
O brasileiro é reconhecido por ser tolerante e respeitoso, só precisava de um empurrãozinho para se identificar e aprender a respeitar.
Mas o que mais me impressionou e me deixou feliz e orgulhosa foi o fato de que não houve nenhuma manifestação de ódio significante contra o beijo gay. E as que ocorreram acabaram virando piada. Na minha timeline do face foi só torcida e comemoração, muito orgulho dos meus amigos, viu!!!
Mesmo porque se tivesse um único que falasse mal do beijo deixaria de ser meu amigo na hora.
É isso o que eu acho.

Nenhum comentário: